Cia. Brasil de Teatro apresenta O MAR DE CAYMMI – poético sonoro profundo.
A Cia. Brasil de Teatro estreia em setembro o espetáculo “O Mar de Caymmi” contemplado pelo edital Gregórios - ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. O MAR DE CAYMMI faz um mergulho na obra de Dorival Caymmi a partir da sua poética, com incursões pelos acontecimentos que influenciaram decisivamente o seu trabalho artístico. O texto de Ilma Nascimento, que entremeia falas sobre o compositor com canções representativas das várias fases criativas do artista, tem o mar como fio condutor e metafórico da vida e obra desse grande gênio baiano. O espetáculo, dirigido por Agamenon de Abreu, que também assina a direção de arte da montagem, tem como concepção cênica o princípio do teatro imagem, da visualidade, sendo parte dela os elementos intuídos, cantados e en-cantados por Caymmi, como o mar, as mulheres, a vida na velha São Salvador, o amor, os orixás, o tempo, o vento... que surgem, ora mencionados nas músicas e relatos entoados pelo elenco, ora como sobreposições de camadas visuais nos objetos cênicos e nas abstrações imagéticas possíveis do universo encenado. O espetáculo desperta as memórias de quem vive a cena e aspira aguçar os sentidos, a percepção de quem assiste.
O MAR DE CAYMMI é um musical, onde as canções, executadas ao vivo pelo elenco formado por Ilma Nascimento, Janaína Carvalho, Pedro de Rosa Morais e Sandra Simões, cumprem papel fundamental na encenação. A montagem conta ainda com a atriz Silara Aguiar, especialmente convidada para este trabalho, e os músicos Gabriel Caldas e Leonardo Bittencourt. Vozes, violão, teclado, guitarra, violoncelo, ukulelê e percussão compõem a instrumentação deste espetáculo que tem direção de Luciano Bahia. Nunca é demais cantar Caymmi. Nunca é demais falar sobre Caymmi. Embora o imaginário caymmiano continue vivo e pulsante, sua obra ainda não chegou para muitos na diversidade, riqueza e profundidade que lhe são peculiares.
O MAR DE CAYMMI busca homenagear a memória desse grande artista da música, assim como contribuir para a difusão da sua pujante arte afro brasileira.